sexta-feira, 11 de novembro de 2011
caponata italiana
Hoje falarei de mais um prato fresco apreciado por dietéticas, a Caponata Siciliana, ou Caponata Italiana como muitos chamam este prato no Brasil, é uma receita vegetariana, portanto pode servir aos seus propósitos caso esteja saindo com uma dessas moças que gosta de pastar e odeia comer quem pasta. Essas insensíveis não sabem que plantas também tem sentimentos e as matam sem dó, mas reclamam de uma vaquinha inocente e peidorenta sendo morta para fazer picanha.
Ainda, esta é uma receita quaresma friendly! em bom português, pode ser comida na quaresma, sexta-feira santa, em qualquer período do ano.
Enfim, essa caponeta vai precisar de um monte de coisa que você provavelmente não está acostumado a comprar, legumes! No mercado nem sempre eles tem boa qualidade, portanto, procure perto da s
ua casa alguma feira de alimentos e vai encontrar material para fazer sua Caponata com qualidade, não é porque é comida de boi que tem que ser mal feito, anote aí o que vai precisar:
2 pimentões vermelhos
1 pimentão verde ou amarelo
1 berinjela
2 batatas pequenas
Aipo
1 cebola
20 gramas de pinholi(se quiser adaptar ao Brasil use pinhão)
1 colher de sopa de uva passas
1 colher de sopa de alcaparras
3 colheres de sopa vinagre balsâmico
1 colher de chá de açúcar
1 colher de chá de molho de pimenta malagueta
Óleo de oliva extra virgem
Uma foto dos ingredientes:
Ingredientes para verdadeira caponata Siciliana
Você vai cortar a berinjela em cubos, pimentão em pedaços, idem para o Aipo, a cebola em pedaços grandes, batata em cubos, vejam foto abaixo como referência:
Ingredientes devidamente cortados para a Caponata Siciliana
Agora pegue uma frigideira de bordas altas, ou uma panela grande se preferir.
Agora coloque uma colher de sopa de óleo de oliva e deixe aquecer em fogo alto por aproximadamente 1 minuto, com cuidado para não deixar o óleo queimar. Caso por acidente o óleo esquente demais, abaixe o fogo, tire a panela com óleo do fogo por uns 5 segundos e coloque de volta no fogo baixo.
Então coloque a berinjela para fritar, o objetivo aqui é murchar a infeliz sem queimar, conforme ela for esquentando demais e parecer que vai queimar, pode adicione mais óleo, a ideia é ter bastante óleo mesmo. Quando ela estiver amolecida, escorrendo óleo, retire da frigideira, coloque em uma vasilha e reserve.
Agora no mesmo óleo frite a cebola até ficar transparente, amolecida, quando chegar nesse ponto, retire, coloque na mesma vasilha, nesta vasilha adicione 1 colher de sopa de vinagre balsâmico sobre a cebola frita e misture tudo bem.
Faça o mesmo com o aipo, batatas e o pimentão. O pinholi, alcaparras e uva passas podem ser fritos juntos. No final, quando tudo estiver na vasilha adicione o restante do vinagre balsâmico, o açúcar e a pimenta e misture bem.
Pronto, é isso que tinha para ser feito, o prato deve ser servido frio, portanto deixe algumas horas na geladeira para que resfrie.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário