terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
borscht-sopa polonesa para comer fria ou quente
Acredita-se que o Borscht é originário de Ucrânia, mas é parte importante de toda herança culinária da Europa Oriental e Central. Borscht frio existe em diversas culturas. É uma sopa adocicada consistindo de beterraba fatiada ou ralada, cozidas em caldo de galinha. O creme de leite pode ser azedo ou não, não é misturado ao Borscht e sim colocado no centro do prato quando a sopa é servida. Nos dias frios o Borscht é servido quente e o creme de leite é facultativo.
INGREDIENTES:
4 beterrabas grandes cortadas em cubos
1 repolho pequeno cortado em tiras bem finas
2 tomates cortados sem pele e sem sementes
2 batatas cortadas em cubos
1 cebola ralada
1 colher de chá de kümmel
1 litro de caldo de galinha (de preferência, feito em casa)
1 colher de sopa de vinagre
pimenta-do-reino moída na hora
Creme de leite azedo
Sal
MODO DE PREPARO DO BORSCHT:
Leve o caldo de galinha ao fogo, acrescente as beterrabas, os tomates e as batatas e deixe cozinhar em fogo lento até que as beterrabas fiquem macias. Com a ajuda de uma colher de pau, comprima os legumes contra as paredes da panela até amassá-los.
Adicione o repolho, a cebola, o vinagre, o kümmel, sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por mais 20 minutos em panela parcialmente tampada.
Bata tudo no liquidificador ou no processador de alimentos acrescentando o caldo aos poucos. Continue até que fique um creme bem homogêneo.
Deixe esfriar, leve à geladeira por cerca de 2 horas. Sirva a sopa fria, com 2 colheres de creme de leite azedo em cada prato.
MODO DE PREPARO DO CREME AZEDO:
Fazer creme azedo às vezes é mais fácil que comprar. Veja como é simples:
Misture 250 ml de creme de leite fresco com uma colher de sopa de suco de limão coado. Deixe fora da geladeira por aproximadamente 3 a 4 horas. Mexa para deixar bem homogêneo.
Serve 6 pessoas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário