segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
moqueca baiana
gredientes
10 pimentas malaguetas
½ colher (sopa) de sal
½ xícara (chá) de coentro picado
3 tomates bem maduros picados
suco de 2 limões pequenos
1 kg de camarões médios limpos
400 ml de leite de coco
2 cebolas médias cortadas em cubos grandes (350g)
5 colheres (sopa) de azeite de dendê
100 g de farinha de mandioca (1/2 xícara de chá)
modo de preparo
1° - Com um pilão amasse 10 pimentas malaguetas com ½ colher (sopa) de sal. Reserve.
2° - Numa panela, fora do fogo, coloque ½ xícara (chá) de coentro picado, 3 tomates bem maduros picados, o sal de pimenta (reservado) e suco de 2 limões pequenos e amasse um pouco os tomates na panela com o socador (do pilão) só para facilitar desmanchar. Junte 1 kg de camarões médios limpos e reserve ainda fora do fogo.
3° - À parte, bata no liquidificador 400 ml de leite de côco e 2 cebolas médias cortadas em cubos grandes (350g) até ficar um creme e despeje sobre o camarão da panela (reservado).
Para aproveitar todo o creme de coco com cebola que sobra no liquidificador coloque um pouco de água no copo do liquidificador, mexa e despeje na panela.
5° - Na panela adicione 5 colheres (sopa) de azeite de dendê, misture e leve para o fogo alto e deixe sem mexar até o coentro escurecer (+/- 15 minutos). Prove o tempero e sirva em seguida em panela de barro quente acompanhado de pirão e arroz branco.
Pirão
Assim que o coentro escurecer retire +/- 3 xícaras (chá) do caldo da moqueca, transfira para uma panela, fora do fogo, coloque um pouco de água (+/- ½ xícara), junte 100 g de farinha de mandioca (1/2 xícara de chá) e leve ao fogo médio, mexendo sempre até o pirão soltar do fundo da panela (+/- 3 minutos).
A água é adicionada para que a farinha não empelote
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário