quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
como fazer a siricaia
Sericaia
Outra experiência com doces portugueses bem sucedida! Gostei muito desse creme fofo com gosto de canela. A Marizé diz que ele costuma ser acompanhado de ameixas em calda, deve ser maravilhoso! Ela também recomenda que a temperatura do forno seja bem alta para que se formem fendas na superfície do doce.
Desta vez experimentei uma dica que uma leitora, a Rosa, deu sobre como evitar o gostinho característico de ovos em sobremesas feitas com eles, segundo ela, basta retirar a película das gemas para que isso não ocorra. Na ocasião, travava-se de uma receita de mousse, mas como a sericaia leva várias gemas e já tive experiências de cremes nos quais o gosto de ovo ficou pronunciado, achei que não custava nada tentar. Pois bem, peguei as gemas uma a uma, furei com o dedo e deixei o conteúdo escorrer, foi um pouco difícil saber quanto da gema perdi nesse processo, porque a película é muito fina e sobrava sempre um pouco de gema no seu interior, talvez uma peneira faça o serviço melhor. Mas valeu a pena, o creme ficou perfeito, sem nenhum gosto de gema ou sugestão de ovos, só de canela!!!!
Rosa, se estiver lendo isso, saiba que agradeço muito pela dica!
Sericaia
500ml de leite
65g de farinha de trigo sem fermento
6 ovos
250g de açúcar
1 tira de casca de limão
1 pau de canela
2 c chá de canela em pó
1 pitada de sal
Batem-se as gemas com o açúcar até se obter um creme fofo.
À parte dissolve-se a farinha no leite que foi previamente fervido com a casca de limão, o pau de canela partido em pedaços e o sal.
Adiciona-se o creme de gemas e mexe-se.
Leva-se a engrossar em fogo baixo. Retira-se do calor e deixa-se arrefecer.
Batem-se as claras em neve e juntam-se cuidadosamente ao preparado anterior, que nesta altura deverá estar frio ou ligeiramente morno.
Tem-se um prato de barro, ou outro que possa ir ao forno, e deita-se aí o doce às colheradas. Este aspecto é importante, não se limitem a apenas despejar o creme no prato.
Polvilha-se a superfície abundantemente com canela, e vai ao forno previamente aquecido ao máximo.
Retira-se quando começar a abrir fendas e a crescer à volta do prato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário